Alimentos para diabéticos
Muito se fala a respeito da diabetes e seus males. Uma das doenças mais frequentes da sociedade moderna, segundo o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, a diabetes é definida como:
1- Problema metabólico causado por deficiência de insulina;
2- Distúrbio metabólico caracterizado por excesso de glicose no sangue.
Sendo assim, há uma série de alimentos que devem ser suprimidos da dieta de um diabético, bem como outros que devem ser adotados com a finalidade de auxiliar as pessoas acometidas de tal mazela.
Alimentos benéficos e prejudiciais, segundo a medicina
Uma vida normal e tranquila é possível aos portadores de diabetes. Criou-se todo um mito a respeito de tal distúrbio, no entanto, tomando alguns cuidados inerentes a qualquer pessoa no tocante à uma dieta saudável e equilibrada, é possível conviver de forma natural com esta disfunção.
Em matéria publicada pelo portal Notícias R7, a médica Marilia Gaboardi e a nutricionista Fernanda Scheer listaram alguns alimentos benéficos e também os não indicados às pessoas diabéticas.
Alimentos indicados para diabéticos
Carnes: frango, peixe e bovina, sempre dando preferência às magras e preparadas cozidas, grelhadas ou assadas;
Legumes: cenoura, chuchu, vagem, etc.;
Bebidas: leite, café (sem açúcar), refrigerantes dietéticos;
Verduras: brócolis, escarola, etc.;
Óleos: girassol e milho;
Frutas: banana, laranja, maçã, etc.
Ainda nesta categoria, alimentos que possuem carboidratos complexos, como aqueles encontrados em pães, arroz e massas integrais, podem ser alternativas ao diabético. Isto porque o organismo os assimila de forma mais vagarosa, o que não permite ocorrência de picos glicêmicos. Os alimentos integrais também colaboram com a efetividade da aplicação de insulina. Fica a dica.
Alimentos não indicados para diabéticos
Suprima da alimentação do diabético ou consuma de forma bem moderada, alimentos enlatados (atum, sardinha), bebidas alcoólicas, chocolate (há opções alternativas no mercado para substituir), alimentos embutidos (salame, por exemplo), doces, alguns molhos e temperos; como molho shoyu, catchup, etc.
Plano alimentar é essencial
É bom lembrar que não há um cardápio uniforme que serve para todos que sofrem de diabetes. Consultar o médico e nutricionista, e após exames e tratamento da doença, traçar um cardápio exclusivo para o dia-a-dia é fundamental. Tomando as medidas necessárias e cuidando da alimentação, além de evitar vícios como o cigarro e o álcool, irão garantir uma melhora significativa em sua saúde e bem-estar.
A partir de ser diagnosticado com Diabetes, é fundamental conhecer a composição dos alimentos e seus benefícios. Assim, é possível criar uma dieta balanceada e nutritiva, que ajude o paciente a manter um estilo de vida saudável.
O Segredos da Alimentação criou um Guia de Alimentação para Diabetes que tem como finalidade auxiliar as pessoas com diabetes a reconhecerem os alimentos mais adequados para que tenham uma alimentação saudável e balanceada. Incluímos ainda 100 receitas saborosas elaboradas especialmente para diabéticos, nas categorias: Saladas, Molhos e Sopas; Carnes e Aves; Peixes e Frutos do Mar; Comidinhas e Acompanhamentos; Doces e Sobremesas; Sucos.
Comments (7)