Alimentos que estimulam o cérebro
Você sabia que existem alimentos que estimulam a inteligência? E que o modo pelo qual você se alimenta pode prevenir vários tipos de doenças?
Se você quer ter uma vida longa e saudável, invista em uma alimentação adequada e de acordo as suas necessidades. Dos alimentos ricos em carboidratos, encontra-se a glicose que é a principal fonte de energia para o cérebro. Portanto, para que seu cérebro comece a funcionar desde o começo do dia, você pode fazer uso desse nutriente já no café da manhã; como granola, cereais e mingau de aveia, acompanhados de uma fruta rica em betacaroteno.
Conheça alguns alimentos que estimulam o cérebro
Fósforo, ferro, selênio e o zinco: são minerais que mantêm o cérebro ativo e são encontrados nas raízes, folhas verde-escuras, iogurte e sementes de grãos.
Vitamina C: possui ação antioxidante, está presente na maioria das frutas e nas sementes frescas e cruas.
Ômega-3: é um antiinflamatório encontrado nos peixes de águas profundas, em sementes de linhaça e prímula. Evita a morte dos neurônios.
Vitamina E: está presente em todas as sementes, em grãos e em óleos vegetais. Possui ação oxidante.
Colina: está presente na gema do ovo, nos óleos vegetais e em todas as sementes e grãos. Participa da reparação das células lesadas e na reconstrução de novas células.
Vitaminas do complexo B: está presente nas sementes, proteínas e nas fibras dos alimentos integrais. Regulam as informações entre os neurônios.
Bioflavonoides: são encontrados nas frutas cítricas, uva e nas folhas verde-escuras. Possui ação oxidante.
Café: é estimulante do sistema nervoso central. Porém, em excesso, causa danos à memória.
Triptofano: é encontrado no leite, queijo branco, nozes e carnes magras. Ativa o cérebro e atua no sono.
Chocolate: também é estimulante do sistema nervoso central e reduz a pressão sanguínea. Deve ser ingerido com moderação. Comer uma barra ao dia ajuda a proteger o cérebro da perda de memória.
Comments are closed.